domingo, 5 de setembro de 2010

O verdadeiro significado da palavra Priti, Amor




Por Bhaktivinoda Thakura. Tirado de Rays Of Harmonist N:13, primeira vez em português.

Amor é uma palavra muito doce .


Quando ela é falada, um muito doce sentimento aterrisa no coração de ambos; da pessoa que falou e a pessoa que a escutou. Mesmo que muitos poucos sejam capazes de entender seu verdadeiro significado, ainda sim todo mundo gosta de escutar esta palavra. Todas as entidades vivas são controlada pelo amor. Muitos vão até mesmo abandonar suas vidas por isto.

Amor é o único objetivo da vida humana. Muitos pensam que a satisfação dos seus próprios desejos é o objetivo primário da existência, mas isto é errado. Por amor, um homem pode sacrificar todo o seu próprio interesse.

Auto-satisfação causa a busca por sua própria felicidade e autonomia. Mas amor causa o sacrifício de todo o interesse próprio para a satisfação da coisa ou pessoa que é querido por alguém. Mesmo que haja uma disputa entre amor e luxúria, o amor é vitorioso. Mesmo que a auto satisfação seja muito intensa, ainda sim ela continua subordinada ao amor.

Amor é proeminente também no caminho da devoção. Aqueles que anseiam por prazer espiritual , considerando que prazer material é temporário, são de dois tipos: aqueles que desejam desfrutar e aqueles que desejam a liberação.

Os que buscam por desfrute estão constantemente preocupados pela busca de riqueza, reino, esposa ou crianças, ou desejam a posição de Indra ou qualquer semi-deus em Svarga pela felicidade nos planetas superiores tal qual Brahmaloka. Por que eles tem amor por estas coisas, eles constantemente esforçam para ter isto.

Aqueles que desejam liberação não tem amor por estas coisas, desfrutes mundanos, mas permanecem ainda com o desejo de ser liberados do mundo.

Amor é o que os materialistas buscam do seu próprio desfrute e os liberacionistas da liberação. Então, obter amor é o objetivo final de ambos os tipos de pessoas.


Vejam o que Candi das (poeta Vaishnava) diz sobre Amor:

As três silabas pi-ri-ti (amor) são a essência dos três sistemas planetários. Eles permanecem na minha mente dia e noite. Eu não penso nada além disso.

Concentrado profundamente, Brahma criou a sílaba pi. Aí quando o oceano de rasa encheu, a sílaba ri emergiu.

Quando o oceano transbordou pela segunda vez, o néctar emergiu, e veio a sílaba ti.

Como posso comparar qualquer coisa com estas três sílabas, que são a residência de toda felicidade?

A pessoa que realizou no coração a essência destas três sílabas se viu forçada á abandonar todo dharma, karma, timidez, casta e família e considera isto tudo sem nenhum sentido.

Eu não sei a natureza de tal amor e qual vai ser o resultado.

O duas vezes nascido Candi Das diz : "A escravidão do amor é realmente terrível."

As almas em escravidão são de dois tipos: O amor puro de quem está completamente desatento em relação à Krishna é extremamente distorcido pela associação com a matéria.

Eles não sabem nada, sabem apenas amar os objetos dos sentidos e desfrutes, e assim engajam em gratificação dos sentidos dia e noite.

Esquecendo-se de si mesmos, eles se mantém ocupados na busca da satisfação dos sentidos.

Os transcendentais passatempos de Krishna no mundo espiritual, Vraja, são eternos.

A alma é uma diminuta partícula sentimental, e então é elegível para participar destes passatempos. Quando a alma está em escravidão, sua identidade transcendental aparece numa forma ilusória como seu corpo grosseiro e sutil. Similarmente o amor puro por Krishna que é encontrado nesta identidade transcendental aparece na ilusória forma como o amor pela ciência mundana ou objetos mundanos.

Então, amor corporal ou amor mental são simplesmente distorções do amor puro por Bhagavan Sri Krishna. Eles não são amor verdadeiros. Mas porque a alma errou sobre a deliberação da própria identidade, ela considera isto ser o real amor. Amor real, como sempre, é o amor existente entre duas almas.

Similarmente, um marido ama sua esposa apenas para seu próprio interesse. Este assim chamado amor pelo marido, filho, riqueza e tudo mais, é simplesmente uma mentira, uma fraude. Por completamente rejeitar tal desonestidade você deve adorar Bhagavan Sri Krishna, o eterno objeto do amor de todas as almas.

A pessoa que desapegou-se do mundo material e do corpo sutil deve inquirir sobre Esta Alma (Krishna) quem é a maior amante da jiva.


Assim, o que pensamos ser amor é simplesmente luxúria. Quando falamos de luxúria logo pensamos no desfrute sexual, devido ao fato de que o sexo é a maior forma de desfrute sensual, porém todo os desejos de satisfazer nosso próprio interesse é chamado de luxúria. No ocidente, todos estão 24 horas tentando aproximar os
sentidos dos objetos dos sentidos visando o desfrute sexual último e assim desperdiçamos nossa chance de obter o amor puro a Deus.


Quando sacrificamos nossa própria felicidade para a felicidade de Bhagavan, isto se chama Bhakti, amor e devoção por Krishna.

Assim, mesmo que pareçam a mesma coisa, há um abismo de diferença entre o amor mundano e amor puro.

Tal amor não é encontrado neste mundo e na troca de sentimentos com pessoas mundanas. Tal amor puro é encontrado somente nos devotos puros que tem o poder de passar algo deste amor ao coração da pessoa que sacrificou sua vida de interesses próprios para o interesse de Sri Guru e Sri Krishna.


Se queremos algum dia sentir este tipo de amor puro por Krishna, nossos Acaryas dizem que as primeiras coisas á serem sacrificadas são o consumo de carne, peixe , ovos, cebola e alho, sexo ilícito, intoxicação como maconha, chá, café, cigarro , álcool etc... e jogos de azar.

É utopia, hipocrisia e pretencionismo, o aspirante achar que sente algum tipo de amor puro para com Krishna se não segue estas regras e regulações. Primeiro deve-se praticar, depois deve se sentir amor e afeição à Krishna. Se não houvesse a necessidade de regras para sentir amor puro, por que os Acaryas dariam tanta ênfase a tais regras em seus livros? São eles pessoas tolas que desperdiçam seu precioso tempo? Os aspirantes sinceros e mendigos deste amor irão constatar que não. Isto é muito importante.
As vezes, pessoas tolas pensam que amam alguém e estão sempre dizendo "Eu te amo!" "Eu amo meus amigos, parentes, cachorros etc.." Porém isto é apenas um sentimentalismo superficial e temporário. Na primeira desavença, a natureza deste tipo de amor se mostra.
O amor puro não é encontrado neste mundo material. Por isto as pessoas estão insatisfeitas. Como vamos ser felizes se o verdadeiro "eu" , a alma, não realizou sua natureza amorosa? A alma só se satisfará se damos à ela a eterna conexão com a Superalma, a alma de todas as almas , Krishna, o bem eterno, o amor personificado. A alma não se satisfará com nada menos que isso e por isso estamos sofrendo, sofrendo pela falta de amor da alma pela Superalma.

É apenas através do serviço á sri guru, quem tem este amor puro no coração que o amor pode ser experimentado pelo ser condicionado(baddha jiva). Não há outra maneira.

Sri gurudeva planta a semente deste amor no coração dos aspirantes sinceros que se dedica e sacrifica sua vida para o serviço á seu guru, vaishnavas e Krishna. Após tomar instruções de tal guru, a pessoa segue as regras e regulações e canta continuamente os santos nomes de Krishna, o Maha mantra. Após certo período ela começa a experimentar sentimentos devocionais, os primeiros brotos da planta de bhakti surge no coração do praticante. Seguindo com fé firme o processo ensinado pelos Acaryas prévios , a pessoa avança mais e chegará o dia em que ela experimentará o amor puro incondicional á Deus. Krishna Prema. Este é o objetivo de todas as entidades vivas móveis e imóveis. Neste momento estaremos aptos á acercarmos de Deus (Krishna) em pessoa no seu planeta espiritual supremo, Goloka Vrindavana e desfrutaremos de bem aventurança sem igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário