quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O "nascimento" de Kṛṣṇa




Uma vez, cerca de 5000 anos atrás, aconteceu que a terra foi sobrecarregada por muitas personalidades demoníacas que tiveram seus nascimentos em famílias reais de muitos reinos.

Eles acumularam enormes exércitos poderosos e fizeram alianças políticas entre eles.
Mãe Bhumi, ou Mãe Terra, a divindade do planeta Terra, se sentiu angustiada pelo fardo.

Ela transformou a si mesma numa forma de uma vaca e subiu para o planeta do deus Brahma, o maior dos semideuses, para pedir ajuda.

A cultura védica, que é a mais elevada cultura de todo o universo, valoriza a proteção a vaca, por isso ela sentiu-se confiante em suas chances de sucesso para obter ajuda, pelo fato de ter se tornado uma vaca.

Ela compareceu perante o senhor Brahma de quatro cabeças com lágrimas nos olhos, dizendo de sua situação. Brahma estava muito preocupado, mas não sabia exatamente o que fazer, então ele decidiu recorrer a Suprema Personalidade de Deus.

Chamando todos os semideuses e semideusas a acompanha-lo, Brahma correu para o mar de leite para orar ao Senhor Supremo. Na maior parte do universo, há um oceano de leite, não como o nosso leite que se estraga, mas de um leite fino, mais sutil em qualidade, quase espiritual. Nesse oceano de leite, o Supremo Senhor Kshirodakashayi Vishnu repousa sobre sua cama formada pela serpente Ananta Shesha.

Os semideuses todos cantavam orações glorificando o Senhor Vishnu, e então Brahma sentou-se e silenciosamente meditou sobre Ele.

Então o Senhor falou a Brahma no seu coração, dizendo-lhe que Ele viria em Sua forma original de Krishna para ajudar o planeta.

Ele também disse que os semideuses deveriam nascer na dinastia Yadu na terra, a fim de participar dos passatempos Dele.

Brahma relatou esta mensagem aos semideuses.

De volta a terra, se passava que Vasudeva e Devaki, estavam para se tornarem os pais de Krishna e foram unidos em matrimônio. Houve uma grande procissão após a cerimônia de casamento deles, quando Vasudeva voltava para sua casa, com sua nova noiva Devaki. O Irmão mais velho de Devaki chamado Kamsa conduzia sua carruagem.

Tudo estava pacifico e agradável...até...

De repente uma voz falou do céu para que todos pudessem ouvir. "Kamsa! Você é um idiota! Está dirigindo a carruagem da sua irmã , sem saber que o oitavo filho deste casamento vai matar você! "
Kamsa era uma das personalidades que tinham tomado seu nascimento demoníaco , nessa família em particular. Ele não hesitou, ele estava pronto para cortar a cabeça de sua própria irmã, ali, em frente de todos, só para se salvar de um possível perigo no futuro. Ele agarrou-lhe pelos cabelos e levantou sua espada.

Vasudeva não tinha nenhuma arma com ele. Ele tentou salvar a sua noiva, mas ele só tinha o seu juízo para usar. Ele primeiro tentou convencer Kamsa pela boa lógica e filosofia, dizendo-lhe que não somos esses corpos, e que a alma nunca morre. Mas Kamsa não ligou, de modo que a única coisa que sobrou para Vasudeva fazer foi a promessa de entregar os bebês que nasceriam. Ele estava pensando, até lá vou descobrir alguma outra saída, mas pelo menos Devaki estará salva por agora.

Kamsa aceitou a proposta porque sabia que Vasudeva sempre foi fiel à sua palavra.
Quando o primeiro bebê nasceu, Vasudeva, fiel à sua palavra, mas com o coração em pesar, trouxe o bebê para Kamsa. Mas Kamsa estava tão satisfeito com a honestidade de Vasudeva que teve um raro momento de compaixão. Ele disse, "Não há necessidade de me dar o bebê, a profecia disse que seria a oitava criança que iria me matar." Vasudeva retornou com o bebê para casa, mas não confiava em Kamsa.

Certamente depois de Kamsa ouvir todos os seus conselheiros, ele decidiu que, na verdade, qualquer um dos bebês poderia ser o que iria mata-lo. Ele tinha um coração mau, por isso ele pensou que a providência também foi desonesta, a profecia poderia não ser confiável.

Então ele foi até Vasudeva e Devaki, tirou o bebê a força deles e matou-o.

Então, apenas para ficar seguro, ele também colocou Vasudeva e Devaki na prisão.

Cada ano, Devaki dava à luz a um filho, e Kamsa os matava. Nem as lágrimas de Devaki, nem bons conselhos de amigos bem-intencionados poderia dissuadi-lo dessas más atividades. Na realidade, acontecia que, geralmente, as pessoas que tentavam argumentar com Kamsa tornavam-se suas servas, tão forte era o seu charme diabólico. Kamsa também fez fortes alianças com outros demônios, e aumentou suas atrocidades contra os bons reis, príncipes e brahmanas.
Após Kamsa ter matado seis bebes de Devaki, ela ficou grávida novamente.

Desta vez ela estava cheia de brilho e alegria, e sentia que a Suprema Personalidade de Deus estava dentro dela.

Este era Balarama, que é a expansão de Krishna e que serve Krishna na forma de Vishnu, como a serpente cama.

Ele veio primeiro, na disposição de servir Krishna, para purificar o útero, para que Krishna também pudesse vir. Mas Devaki não deu nascimento à Balarama. Krishna fez um arranjo para transferir Balarama para o útero de Rohini, outra esposa de Vasudeva, que havia sido enviada ao seu irmão Nanda, o rei da aldeia de vaqueiros em Vrindavana. Balarama portanto nasceu em Vrindavana.

Devaki e todos pensaram que tinha ocorrido um aborto espontâneo.
Então Devaki ficou grávida de Krishna. É claramente explicado que esta concepção era pura e espiritual, e não pelos meios normais de concepção de uma criança entre um homem e uma mulher.

Ela estava radiante, e mesmo Kamsa notou. Seu medo aumentou, enquanto em Devaki a alegria aumentou.

Quando Krishna nasceu, ele apareceu primeiramente como Vishnu com quatro braços, e cabelos longos, vestido de roupas de seda , coroa e jóias.

Foi assim para que Vasudeva e Devaki pudessem saber, sem dúvida, que a Suprema Personalidade de Deus tinha nascido.

Eles ofereceram ao Senhor orações em uma atitude de adoração. Então, Ele transformou-se em um bebe recém-nascido com dois bracinhos e não formalmente vestido nem decorado. Como Krishna, Ele poderia deixar Seus pais ama-lo como seu pequeno filho. Mas não por muito tempo.

A afeição paterna lhes fez sentir medo pela segurança do bebe. Durante a noite, antes de Kamsa ficar sabendo do nascimento da criança, misteriosamente as portas da prisão se abriram, enquanto os guardas estavam dormindo.

Vasudeva transportou o bebe Krishna para fora da prisão a noite, quando o inundado rio Yamuna ofereceu passagem segura, e ele levou o bebê para a aldeia de Vrindavana. Lá, ele deixou Krishna, no leito de Yashoda, que estava dormindo profundamente no esgotamento após dar a luz a uma menina.

Vasudeva levou a menina de volta, com ele, e na manhã seguinte ele entregou a Kamsa uma menina em vez do temido filho. Kamsa foi tão mal que tentou matar essa menininha, mas ela escorregou para fora de seus braços e levantou-se para o céu, onde ela revelou-se como a deusa Durga, com dez braços possuindo dez armas. Ela assustou Kamsa, com a mensagem que deixou Devaki em paz após esse incidente. Ela disse-lhe que a criança que irá mata-lo já nascera em algum lugar do mundo. Enquanto isso Krishna e Balarama começaram suas vidas como filhos de Nanda e Yashoda na aldeia de Vrindavana.



Tradução por: Avyakta Rupa das

Nenhum comentário:

Postar um comentário