quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Porque Krsna Se Tornou Gauranga Mahaprabhu


Por Sri Srimad Gour Govinda Swami Maharaja

Dois tipos de Maya

Há dois tipos de mayas. Um é Maha-maya, que pode ser dito, a energia ilusória e a outra é Yoga-maya. Yoga significa aquilo que te dá uma oportunidade de ir à Krsna. Isso é Yoga-maya. Aquilo que impede, é viyoga-maya ou Maha-maya. Yoga significa união. Viyoga significa separação. Então há duas mayas.

Viyoga-maya ou Maha-maya está trabalhando no mundo material. Suas atividades são muito maravilhosas. Srila Prabhupada disse: “os filósofos pomposos, vaqueiros mundanos, o que eles compreendem – o que dizer de Yoga-maya, a energia interna do Senhor, suas atividades são tão incríveis e maravilhosas. Mesmo as vezes se torna muito difícil para Krsna compreendê-las!” O que dizer de nós, se até mesmo Krsna fica surpreendido! Então eu devo falar disso.

Radharani é hladini sakti. Ela é Madana-mohana-Mohini, quem atrai os sentidos de Madana-Mohan, Krsna. Krsna sempre pensa em Radharani. Ele tem tanto prazer quando Ele se une com Radha, o qual Ele não consegue em nenhuma outra maneira. Radharani é de esquerda, “vamangi”. Seu humor é um humor de esquerda. Candravali é a parte oposta, “daksinangi”, de direita. Krsna não obtém muito prazer quando Ele se une com Candravali; nesse momento ele também pensa em Radha. Apesar que algumas vezes Krsna vai ao campo de Candravali afim de incrementar o humor de Radharani ao ponto mais elevado; só pare esse propósito, nada mais.

Grande desapontamento

Um dia Srimate Radharani decorou Seu kunja muito bem. Suas asta-sakhis, oito sakhis íntimas estão lá. Lalita, Visakha, Tunga-vidya, etc, elas decoraram o kunja de Radharani com variedades de flores aromatizadas, e muitas decorações. Krsna virá. Elas estão todas esperando. Radharani está esperando, esperando excitadamente por Krsna vir. Algum vento está soprando, algum som é produzido. “Oh, Krsna está vindo!” Ela está ansiosa a cada momento. Mas Krsna não veio.

Elas enviam uma dyuti, mensageira, “Vá e veja onde está Krsna!”. Então o dyuti sai e no caminho encontra Saibya, sakhi companheiro de Candravali. Saibya diz à ela que Krsna está no kunja de Candravali. Então a dyuti volta e conta isso a Lalita e Visakha. “Krsna está no kunja de Candravali”. Então Visakha fica muito irada. Lalita é um pouco mais calma. Visakha é muito dura. Elas contam isso para Radharani. Radharani fica aborrecida. Seu humor de esquerda aumenta e atinge seu ponto mais elevado.

O que Srimate Radharani diz? “Por que deveria Krsna vir até Mim? Eu sou a mais mal-sucedida e desafortunada! Tantas gopis estão lá. Candravali e tantas outras estão lá.” Esse é o humor de esquerda. Então Radharani diz, “Eu não quero que Krsna venha. Não permitam que ele venha ao Meu kunja. Entrada proibida!” Radha disse isso sem aborrecimento.

Palavras duras

Enquanto isso, Krsna veio, mas no portão Visaha e Lalita O pararam. “Não permitido!” “Saia daqui, pessoa inconfiável! Nossa prana-sakhi, nossa mais querida sakhi decorou esse kunja tão bem, esperando por Você. Onde Você estava?! Por que Você está vindo agora? Saia daqui!” Visakha era muito dura.

Krsna está agora num humor muito humilde. Ele diz, “Eu sou um grande ofendedor. Por favor permitam-me que eu vá e implore perdão aos pés de lótus de sua prana-sakhi” “NÃO! NÃO! Saia daqui! Não permitido. Admissão proibida.”

Krsna ficou desapontado. Ele não podia compreender o que fazer. Ele foi para a beira do Yamuna. Ele se desfez de suas vestes e rolou na areia, miseravelmente, desapontado, chorando.

Apenas uma esperança

Então Paurnamasi devi, Yoga-maya, veio. Ela sabe tudo e arranja todas as atividades lá, as lilas lá. Todas as atividades de Paurnamasi, Yoga-maya, são tão maravilhosas que as vezes nem mesmo Krsna pode compreendê-las.

Então Paurnamasi devi disse, “Oh meu querido menino, por que Você está em tal condição? Eu sei de tudo. Tudo bem! Tudo bem! Eu fiz um arranjo. Eu já mandei Vrnda-devi fazer arranjos para sua união com Radharani.”

Então Vrnda veio. Krsna estava muito moroso, chorando, sentado lá, rolando na areia do Yamuna. Vrnda devi pensou “Oh! Eu sou um instrumento na mão de Paurnamasi, Yoga-maya. Krsna é lila-maya, que maravilhoso lila ele manifestou. Então agora Krsna está sentindo emoções repentinas tão severas por causa da separação de Radharani, e Radharani desenvolveu um aborrecimento que Krsna não sabe como quebrar. Então Paurnamasi está me usando como um instrumento. Se eu posso ser um instrumento em unir Radha e Krsna, então eu acho que minha vida será bem sucedida.”

Ela pensou isso consigo, e então se aproximando de Krsna, disse, “Eu sou Vrnda. Eu vim aqui sob a direção de Paurnamasi. Eu entendo que não há maneira de que você seja capaz de encontrar Radharani e consolá-La, para quebrar seu aborrecimento. Nenhum outro jeito está lá, mas uma coisa está lá. Se você fizer o que eu digo, então há esperança.”

Krsna diz, “Tudo bem. Eu devo fazer o que quer que dizer. Eu não posso entender o que fazer. Eu sou muito confuso, eu não posso pensar no que fazer.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário